Fayman escreveu:Apesar de tudo o que já descutimos e postamos por aqui, os mesmos velhos "argumentos" se repetem e, como sempre, demonstram a falta de conhcimento apropriado sobre o tema.
Em função disso, resolvi publicar novamente este tópico do antigo RV. Preferi manter as divisões em partes, como originalmente apresentado, muito embora aqui estão todas de uma vez.
[quote excessivamente longo e desnecessário reduzido pelo moderador user f.k.a. Cabeção. A moderação adverte quanto a essa prática que atrapalha a leitura de tópicos interessantes.]

aknatom escreveu:Depois chamam de burro os que não sabem quotar... e os que sabem bem demais, como definir?

Fayman escreveu:O que havia ANTES do big bang ?
Olá, Videomaker!
Depende de como você encara esta pergunta. A tomarmos a teoria da Relatividade Geral como base nessa questão, essa pergunta não tem sentido, pois o Tempo se iniciou no Big Bang, ou seja, não tem cabimento perguntar o que existia antes da existência.
Se tomarmos por base alguns modelos mais avançados, que já incorporam conceitos Quânticos, temos algumas possibilidades.
Uma delas é o já famoso Multiverso, onde uma infinidade de Universos brotam e desaparecem; outros se expandem; outros mal surgem, colapsam, etc. Essa seria a chamada Espuma Quântica, embora haja alguma variação conforme o modelo escolhido.
Outra hipótese seria que o Big Bang não foi um início singular, mas uma fase de grande contração e densidade, muito embora, antes dele, o Universo era muito diferente do que é atualmente.
Todavia, uma resposta mais definitiva só teremos através de uma Teoria Quântica da Gravidade, algo que ainda não temos, mas que se está buscando. Até lá, teremos de aguardar.
O universo se expande para onde ?
não há necessidade do Universo ter que estar imerso em algum espaço de maior dimensionalidade para expandir. Hawking mostra em O Universo numa Casca de Noz que podemos ter um modelo Brana onde não exista absolutamente nada fora do Universo.
Também há a questão de que, mesmo que houvesse algo fora do Universo, exatamente por estar fora, esse algo não interagiria conosco (se interagisse, sempre podemos defini-lo como parte integrante de nosso Universo) e, portanto, não faria a menor diferença se existisse ou não, inclusive, nunca iríamos saber.
Fayman essas eu acho mais complicadas , não são não !
Talvez porque você tenha uma visão determinista, mais em acordo ao nosso senso comum. Como você pode perceber no tópico, a partir de uma visão Quântica, nota-se que muitas questões são simplesmente supérfluas.

Fayman escreveu:Porem , imaginar ou supor um nada , que traz consequencias ,
é muito louco , pelo menos eu acho .
Força sem veiculo que o faz mover , mais ainda.
é dificil.
Como falei, creio que essa dificuldade seja em função de uma maneira determinista de pensar e ver as coisas, pois é exatamente assim que elas se parecem a nós, no nosso dia a dia.
Todavia, quando você vê sob uma ótica Quântica, você percebe que não há nada demais nisso.
Partículas aparecem e somem no Nada bilhões de vezes por segundo. Isso pode ser medido em Laboratório e é conhecido como Efeito Casimir. Todas as tentativas feitas para se dar uma causa a este efeito (e demais outros efeitos quânticos) falharam flagrantemente. A essas tentativas se deu o nome de Variáveis Ocultas, porém, suas previsões não foram corroboradas pelos experimentos feitos para testá-las, ficando, contudo, em acordo com as previsões da Mecânica Quântica.
O fato é que o que vemos e vivemos em nosso dia a dia é tão somente uma aproximação. Em seu íntimo, a Realidade é Quântica!
Estou preparando o relançamento de meu outro tópico, A Realidade Quântica, do antigo RV, nos mesmos moldes que este. Lá é apresentado como o nosso chamado Domínio Quase Clássico Familiar emerge da Realidade Quântica.
Isso é fato e, para mim, contra fatos, não há argumentos!

Mr.Hammond escreveu:Crentes falam:
"A ciência não sabe qual a origem do Big Bang."
Resposta:
R: A ciência observou os resultados do Big Bang no universo em expansão,
os 2,7 graus de radiação de microondas e a proporção de isótopos leves.
A origem do Big Bang ainda é um mistério científico.
A expressão "antes do Big Bang" não tem significado científico já que o
tempo é um resultado do Big Bang. "Causa" não se aplica ao Big Bang
em si, já que causa pressupõe leis e passagem de tempo.
Ambos são produtos do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.

aknatom escreveu:Fica difícil sem ter lido o texto que o Fayman citou mesmo, "A Realidade Quântica".
Gosto dessa definição de místico: tudo aquilo que ultrapassa a capacidade de raciocínio. Ela é mais dependente do elemento em questão, isso é, o raciocinador. Para algumas pessoas, o Universo sempre será uma entidade mística.

criação rox escreveu:Para mim o big bang foi uma porta de um universo paralelo para esse, isso explica o universo eterno que temos, segundo as leis da física, a alimentação do nosso universo viria desse hipotético universo.
Toda a energia que chega no nosso universo vem do outro universo.

Fayman escreveu:Perfeito , e se amanha descobrirmos como elas aparecem ?
Olá, Videomaker!
"E SE"... abre um extenso leque de possibilidades.
E se descobrirmos como elas aparecem, ou seja, que há de fato uma realidade mais primária, subjacente à Realidade Quântica, a Ciência estaria EVOLUINDO.
Contudo, NADA, note bem, eu disse NADA indica hoje que haja tal coisa. Então eu lhe faço a pergunta: se NADA indica isso, porque querer ou necessitar ou sei lá o quê, acreditar que HAJA?
Veja bem, essa necessidade não é da Ciência ou da Física; é tão somente do homem.
Desde que freqüento este fórum, sempre disse que todos têm o direito de acreditar naquilo que quiserem; contudo, NADA (e aqui está o nada de novo) implica que aquilo que acreditam esteja de acordo, ou será um dia demonstrado, pela Ciência
Fayman escreveu:O que é fato mesmo , é que não ha absolutamente nada nesse
mundo , que não seja planejado , da tampa do refrigerante ao
Pc QUE ESTOU USANDO , NADA.
Se o mais Simples é assim , imagine o mais complexo!
Entrar pela goela , essa casualidade generosa , ai ...
O que você falou a respeito do mundo que nos cerca é fato; contudo, NADA (olha ele aqui de novo!) implica que esse fato sirva de analogia com o Universo, que é um lugar bem diferente (e bota diferente nisso) do meio que cerca nosso dia a dia.
Esse salto, de comparar o que você chama de simples, com aquilo que você de complexo (a Ciência não compartilha exatamente dessa visão) não tem respaldo, uma vez que apenas os experimentos podem dizer o que é igual (os elementos, por exemplo), do que é diferente (as leis que descrevem o comportamento subatômico, por exemplo).
De novo: quem tem a necessidade de fazer esse salto é o homem, não as leis físicas.
Isso é fato; o resto é achismo!

Fayman escreveu:desse nada tudo se fez , isso é
muito mais fantastico do que um pretenso criador!
Videomaker, somente na sua visão, que é determinista.
E o criador, veio de onde? Qual a causa do criador? Porque para você é tão natural um criador sem causa e tão absurdo um Universo sem causa?
Veja a minha postagem para o Criação Rox; é exatamente a mesma questão!
Essa necessidade aparece no homem, não nas respostas do UNiverso!
Novamente, cada um acredita no que quer; eu prefiro fatos!
Mr.Hammond escreveu:Qual criador? Por que o seu? Por que não Bumba que vomitou o universo?
Fayman escreveu:Há muitos anos, a irmã de uma amigo me disse que acreditava que um dia iriam descobrir que tudo isso (a Física, no caso) estava errada.

Retornar para Religião é Veneno
Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes